SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue51Communication and Involvement: what are the Possibilities of Interconnection between Family-school?Parenthood and child psychological development author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Paidéia (Ribeirão Preto)

Print version ISSN 0103-863X

Abstract

BARBIERI, Valéria  and  PAVELQUEIRES, Jamila de Godoy. Personalidade paterna como fator prognóstico no tratamento da tendência antissocial. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2012, vol.22, n.51, pp. 101-110. ISSN 0103-863X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2012000100012.

A maior parte dos estudos, sobre a importância do ambiente familiar no desenvolvimento emocional e no tratamento psicológico de crianças, busca associar as características da mãe à patologia da criança, em detrimento da figura do pai. Tendo isso em vista, este estudo teve como objetivo investigar as características de personalidade de pais de crianças com tendência antissocial, submetidas ao psicodiagnóstico interventivo, e sua possível relação com os resultados terapêuticos dos filhos. Seis pais de sete crianças foram avaliados pelo Teste de Rorschach, e o follow-up dos casos indicou a ocorrência de cinco sucessos e dois fracassos terapêuticos. As características paternas associadas ao sucesso foram ausência de comprometimentos severos no teste da realidade, controle pulsional e relacionamentos interpessoais, além de uma organização neurótica de personalidade. Sendo assim, os resultados mostram a importância de incluir informações sobre a personalidade paterna na realização de indicação terapêutica de crianças e na proposição de prognósticos.

Keywords : Psicodiagnóstico; Personalidade Antissocial; Avaliação Terapêutica; Pai; Teste de Rorschach.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese