SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue51Paternal personality as a prognostic factor in the treatment for antisocial tendencyPsychosocial impact of pediatric cancer on parents: a literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Paidéia (Ribeirão Preto)

Print version ISSN 0103-863X

Abstract

VELUDO, Cássio Marcelo Batista  and  VIANA, Terezinha de Camargo. Parentalidade e o desenvolvimento psíquico na criança. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2012, vol.22, n.51, pp. 111-118. ISSN 0103-863X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2012000100013.

O artigo analisa o conceito de parentalidade, fundamentado na perspectiva psicanalítica, que permite o estudo tanto da subjetividade dos pais quanto dos filhos. A hipótese é de que a parentalidade, caracteristicamente infiltrada pelo narcisismo dos próprios pais, pode constituir-se como fonte de tensão a partir da qual é possível compreender certas reações que o eu da criança desenvolve e que sinalizam para o maior ou menor sucesso na passagem do princípio de prazer para o princípio de realidade. Ademais, defende-se a importância do estudo dos efeitos causados na subjetividade dos pais por essa infiltração narcisista no amor parental. Este estudo contribui tanto para investigações sobre as psiconeuroses, dado o cotejamento que proporciona entre a clínica e a teoria psicanalítica, como também para a investigação de fenômenos sociais mais complexos como a violência e a desagregação das comunidades humanas.

Keywords : Psicanálise; Narcisismo; Relações pais-criança; Winnicott.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese