SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue51Psychosocial impact of pediatric cancer on parents: a literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Paidéia (Ribeirão Preto)

Print version ISSN 0103-863X

Abstract

HENN, Camila Guedes  and  SIFUENTES, Maúcha. Paternidade no contexto das necessidades especiais: revisão sistemática da literatura. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2012, vol.22, n.51, pp. 131-139. ISSN 0103-863X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2012000100015.

O papel do pai no desenvolvimento de crianças com necessidades especiais tem sido enfatizado em estudos teóricos. Contudo, não estão claras quais são as implicações dessas contribuições para a pesquisa na área. O objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão de publicações nacionais e internacionais, dos últimos 15 anos, na área de paternidade e crianças com necessidades especiais, enfocando a análise dos principais temas investigados e dos métodos utilizados nesses estudos. Foi realizada uma busca na base de dados internacional PsycINFO e em duas bases de dados nacionais, Index Psi e Banco de Teses CAPES, gerando um total inicial de 415 publicações. A análise feita possibilitou um panorama da produção científica nesse campo. Foram comparados os perfis dos estudos nacionais e internacionais. Parece haver uma mudança na configuração das pesquisas nesta área, impulsionada por contribuições teóricas, embora se perceba que o pai não ocupa o papel central das investigações.

Keywords : Pai; Paternidade; Necessidades Educativas Especiais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese