SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue53Biopsychosocial risks to development in preterm children with low birth weightMothers and fathers' beliefs about parental investment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Paidéia (Ribeirão Preto)

Print version ISSN 0103-863X

Abstract

PAVARINI, Gabriela  and  SOUZA, Débora de Hollanda. Descrições emocionais e comportamentais de eventos por crianças pré-escolares. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2012, vol.22, n.53, pp.347-353. ISSN 0103-863X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2012000300006.

Crianças em idade pré-escolar já se interessam pelos estados mentais alheios. O presente estudo teve por objetivo investigar se o interesse por estados mentais alheios se reflete nas preferências de crianças entre quatro e seis anos de idade por descrições emocionais e/ou comportamentais de eventos e se há correlação entre essas preferências e sua compreensão emocional. Trinta e sete crianças (21 meninas e 16 meninos) foram solicitadas a descrever quatro cenas de filmes e foram avaliadas quanto à compreensão de emoções. Os resultados revelaram um efeito de idade para a frequência de descrições emocionais, F(2, 34) = 6,7, p < 0,01, bem como uma correlação entre a frequência de descrições emocionais e o nível de compreensão emocional dos participantes, (r = 0,55, p < 0,001). Esses dados são consistentes com evidências de um aumento na produção espontânea de termos emocionais no período pré-escolar.

Keywords : cognição social; desenvolvimento emocional; pré-escolares.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License