SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue54Specific Language Impairment: A Neuropsychological CharacterizationIdentifying and Reporting Child Maltreatment in the Education Sector author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Paidéia (Ribeirão Preto)

Print version ISSN 0103-863X

Abstract

PATRIAN, Ana Carolina de Almeida; RIOS, Karyne de Souza Augusto  and  WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. Validade de Critério do Inventário de Potencial para Abuso Infantil (CAP). Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2013, vol.23, n.54, pp.43-51. ISSN 0103-863X.  http://dx.doi.org/10.1590/1982-43272354201306.

É grande o interesse pelo tema da violência contra a criança, porém são escassas suas formas de avaliação, dificultando o desenvolvimento de intervenções. O Inventário de Potencial de Abuso Infantil (CAP) é considerado eficaz na identificação precoce de pais considerados em risco de agredirem fisicamente seus filhos e uma boa ferramenta para avaliar intervenções na área dos maus-tratos contra crianças e adolescentes. O presente estudo objetivou realizar a validade de critério do Inventário CAP, por meio da comparação de seus resultados entre cuidadores considerados de alto risco para abuso infantil e cuidadores de baixo risco para o abuso infantil. Dois grupos de pais foram participantes, sendo um grupo composto por 20 pais denunciados por agressões físicas e o outro grupo de 20 pais não agressores de igual nível socioeconômico e educacional. Os resultados indicaram que o inventário é capaz de avaliar as diferenças entre os grupos propostos, demonstrando ser um bom instrumento para o trabalho de serviços de proteção à criança epara a avaliação de intervenções e políticas públicas ou pesquisas.

Keywords : abuso da criança; inventários; validade do teste; violência na família; avaliação psicológica.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )