SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue54Child Temperament and Gender DifferencesSelf-Report Scale of Adaptation - EDAO-AR: Evidences of Validity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Paidéia (Ribeirão Preto)

Print version ISSN 0103-863X

Abstract

DAMASIO, Bruno Figueiredo; MELO, Rômulo Lustosa Pimenteira de  and  SILVA, Joilson Pereira da. Sentido de Vida, Bem-Estar Psicológico e Qualidade de Vida em Professores Escolares. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2013, vol.23, n.54, pp.73-82. ISSN 0103-863X.  http://dx.doi.org/10.1590/1982-43272354201309.

O presente estudo objetivou avaliar os índices de sentido de vida (SV), de bem-estar psicológico (BEP) e de qualidade de vida (QV) em uma ampla amostra de professores escolares, e observar como o SV poderia atuar como variável moderadora da relação entre o BEP e a QV geral. Participaram do estudo 517 professores, de 57 escolas públicas e privadas da cidade de Campina Grande, Paraíba, Brasil, sendo 174 homens e 343 mulheres (idade média de 36,5 anos, DP = 10,34). Os resultados demonstraram que uma parcela significativa de profissionais apresentou índices negativos de SV, BEP e QV. Análises inferenciais apresentaram o SV como uma variável preditora tanto de BEP quanto de QV. Análises de moderação demonstraram que o BEP e a QV geral apresentam correlações distintas para sujeitos com alto e com baixo nível de SV. Reflexões para pesquisas futuras e intervenções em saúde do trabalhador são apontadas.

Keywords : professores; sentido de vida; saúde; qualidade de vida; moderação.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )