Acessibilidade / Reportar erro

Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada de Autorrelato - EDAO-AR: Evidências de Validade1 1 Apoio: CNPq (bolsa produtividade)

Escala de Auto-Relato de la Adaptación - EDAO-AR: Evidencias de Validez

A Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada-Revisada (EDAO-R) fornece medida da eficácia adaptativa, entendida como o grau de sucesso obtido no enfrentamento das vicissitudes da vida. Sua avaliação baseia-se em material de entrevista clínica. O estudo teve por objetivo obter evidências de validade da versão de autorrelato da EDAO-R, ou EDAO-AR. Foram desenvolvidos itens para avaliar a adequação da adaptação de dois setores da personalidade: Afetivo-Relacional (A-R) e Produtividade (Pr). A amostra foi composta por 237 pacientes ambulatoriais e acompanhantes. Houve evidências de validade baseada na estrutura interna (consistência interna, análise fatorial, análise de agrupamentos) e validade baseada em variáveis externas (relação entre EDAO-AR e Escala de Avaliação de Sintomas-40/EAS-40). Os resultados apontaram boa consistência interna e três dimensões para ambos os setores: foco na situação problema, foco na relação interpessoal e foco no eu. Obteve-se, conforme esperado, correlações negativas entre a EDAO-AR e EAS-40. Foram feitas sugestões para a segunda versão da escala.

avaliação psicológica; psicodiagnóstico; psicologia clínica


Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Av.Bandeirantes 3900 - Monte Alegre, 14040-901 Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 16) 3315-3829 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: paideia@usp.br