Acessibilidade / Reportar erro

A Relação entre Teoria da Mente e Desenvolvimento Moral em Crianças Pré-Escolares1 1 Artigo derivado da Iniciação Científica da primeira autora, sob a orientação da segunda autora. Apoio: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

La Relación entre la Teoría de la Mente y el Desarrollo Moral en Niños Pre-Escolares

O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre teoria da mente e julgamento moral (com base na intenção e com base no motivo) em uma amostra de crianças brasileiras de idade pré-escolar. Vinte e quatro crianças de 4 e 5 anos foram avaliadas por tarefas de teoria da mente e de julgamento moral. Embora a correlação entre os desempenhos nos dois tipos de tarefa não tenha se mostrado significativa, alguns efeitos importantes foram encontrados: os participantes tiveram mais facilidade para julgar os comportamentos propositais do que os acidentais; e as crianças de 5 anos tiveram um desempenho melhor do que as de 4 anos na tarefa de julgamento moral com base no motivo. Esses resultados sugerem que um julgamento moral mais sofisticado está associado a uma capacidade de diferenciar ações intencionais e não intencionais, bem como de identificar os motivos subjacentes à ação humana.

teoria da mente; desenvolvimento moral; pré-escolares


Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Av.Bandeirantes 3900 - Monte Alegre, 14040-901 Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 16) 3315-3829 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: paideia@usp.br