SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue56Levels of Phonological Awareness, Working Memory, and Lexical Knowledge in Elementary School ChildrenStimulus Equivalence and Increase of Correct Responses in Addition and Subtraction Problems author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Paidéia (Ribeirão Preto)

Print version ISSN 0103-863X

Abstract

COSER, Danila Secolim; MARTINEZ, Claudia Maria Simoes  and  PAMPLIN, Renata Christian de Oliveira. Bem-Estar Pessoal e as Interações Familiares de Casais Trabalhadores com Filhos Pré-Escolares: Um Estudo Correlacional. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2013, vol.23, n.56, pp.339-348. ISSN 0103-863X.  http://dx.doi.org/10.1590/1982-43272356201308.

O estudo teve por objetivo verificar a existência de relação entre a avaliação do bem estar pessoal, práticas parentais e interações com filhos pré-escolares declaradas por pais e mães ( n = 120, 60 casais) trabalhadores de uma cidade do interior de São Paulo. Os dados foram coletados por meio do Questionário sobre vida familiar e profissional . Para a análise dos dados foram selecionadas três escalas do instrumento: bem-estar, interações entre pais e filhos e vida familiar. Por meio de testes estatísticos ( One-Way ANOVA e Teste de Correlação de Pearson) foram observadas correlações negativas entre as práticas educativas adotadas e os problemas de saúde declarados pelos pais, além de correlações positivas entre as interações dos pais e as práticas educativas declaradas. Foi verificado ainda as práticas parentais declaradas e as interações entre pais e filhos variaram em função do número de filhos (um ou dois).

Keywords : relações familiares; relações pais-criança; saúde da família; dupla carreira.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )