SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número58Qualidade Conjugal e Apego: O Papel Mediador dos Estilos de Resolução de ConflitoRaciocínio Visuoespacial e Sua Relação com Variáveis Externas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Paidéia (Ribeirão Preto)

versão impressa ISSN 0103-863X

Resumo

HOHENDORFF, Jean Von; COSTA, Lucas Souza; HABIGZANG, Luísa Fernanda  e  KOLLER, Silvia Helena. Análise Documental de Casos de Violência Sexual Contra Meninos Notificados em Porto Alegre. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2014, vol.24, n.58, pp.187-196. ISSN 0103-863X.  https://doi.org/10.1590/1982-43272458201406.

A violência sexual (VS) contra meninos é um tema sobre o qual há poucas pesquisas no Brasil. Diante disto, objetivou-se investigar os casos notificados na Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde de Porto Alegre (CGSV POA) entre 2009 e 2011. Foram analisadas descritivamente 239 fichas quanto a: características das vítimas (i.e, idade, cor, escolaridade, deficiência, consequências da VS); da VS (i.e., ano de ocorrência e de notificação, estabelecimento notificador, âmbito, local de ocorrência, tipo de VS, ocorrência de penetração, número de episódios, outras formas de violência, número de agressores, classificação final – confirmado ou não – e encaminhamentos); e dos agressores (i.e., sexo, relação com a vítima, uso de álcool/drogas). Houve predominância de meninos entre sete e 12 anos, brancos, vítimas de SV intrafamiliar em dois ou mais episódios, perpetrada por agressores do sexo masculino. Tais resultados podem ser utilizados no planejamento de intervenções preventivas e terapêuticas específicas para meninos vítimas de VS.

Palavras-chave : abuso sexual; violência na criança; epidemiologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )