Services on Demand
Journal
Article
Indicators
Cited by SciELO
Access statistics
Related links
Cited by Google
Similars in SciELO
Similars in Google
Share
Paidéia (Ribeirão Preto)
Print version ISSN 0103-863X
Abstract
BELUCE, Andrea Carvalho and OLIVEIRA, Katya Luciane de. A Motivação dos Estudantes Para Aprender em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2015, vol.25, n.60, pp.105-113. ISSN 0103-863X. https://doi.org/10.1590/1982-43272560201513.
As especificidades da educação on-line requerem engajamento e autonomia do estudante, fatores que estão relacionados à motivação para aprender. Esta pesquisa investigou a motivação dos estudantes em ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs). Para tanto, utilizou-se a Escala de Estratégia de Ensino, de Aprendizagem e Motivação para Aprender em Ambientes Virtuais de Aprendizagem - EEAM-AVA. A escala apresentava 32 itens e 6 dimensões, sendo que 3 destes se destinavam à mensuração das variáveis motivação autônoma, motivação controlada e desmotivação. Participaram 572 estudantes do estado do Paraná, inscritos em cursos do ensino superior e em um curso de formação continuada. Os resultados revelaram índices significativos para o comportamento motivacional autônomo. Considera-se que os resultados obtidos possam trazer contribuições aos educadores e psicólogos que atuam em AVAs, incitando novas pesquisas na área e fornecendo informações referentes à temática investigada neste estudo.
Keywords : motivação intrínseca; motivação extrínseca; educação à distância; cursos via internet.