SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue60Psychiatric Crisis Management in the Emergency Care Hospital NetworkThe Absence of Generosity and Obedience to Authority: Judgments of Teachers and Students From Kindergarten author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Paidéia (Ribeirão Preto)

Print version ISSN 0103-863X

Abstract

BELUCE, Andrea Carvalho  and  OLIVEIRA, Katya Luciane de. A Motivação dos Estudantes Para Aprender em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2015, vol.25, n.60, pp.105-113. ISSN 0103-863X.  https://doi.org/10.1590/1982-43272560201513.

As especificidades da educação on-line requerem engajamento e autonomia do estudante, fatores que estão relacionados à motivação para aprender. Esta pesquisa investigou a motivação dos estudantes em ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs). Para tanto, utilizou-se a Escala de Estratégia de Ensino, de Aprendizagem e Motivação para Aprender em Ambientes Virtuais de Aprendizagem - EEAM-AVA. A escala apresentava 32 itens e 6 dimensões, sendo que 3 destes se destinavam à mensuração das variáveis motivação autônoma, motivação controlada e desmotivação. Participaram 572 estudantes do estado do Paraná, inscritos em cursos do ensino superior e em um curso de formação continuada. Os resultados revelaram índices significativos para o comportamento motivacional autônomo. Considera-se que os resultados obtidos possam trazer contribuições aos educadores e psicólogos que atuam em AVAs, incitando novas pesquisas na área e fornecendo informações referentes à temática investigada neste estudo.

Keywords : motivação intrínseca; motivação extrínseca; educação à distância; cursos via internet.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )