SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue66Media Competencies for the Citizenship Training of Teachers from Andean America: Colombia and EcuadorMothers-Offspring Resemblance in Intelligence and Its Relationship to Socioeconomic Status author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Paidéia (Ribeirão Preto)

Print version ISSN 0103-863XOn-line version ISSN 1982-4327

Abstract

MIMBRERO MALLADO, Concepción; SILVA, Joilson Pereira da  and  ESPINOSA, Leonor María Cantera. Analise de Competências de Igualdade de Gênero Presentes em Posicionamentos Culturais. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2017, vol.27, n.66, pp.90-97. ISSN 0103-863X.  http://dx.doi.org/10.1590/1982-43272766201711.

Articular a dimensão de gênero nas organizações é difícil, pois seus membros devem estar capacitados para adquirir posicionamentos que facilitem a possibilidade de soluções que combatam desigualdades. O objetivo deste artigo foi identificar as competências da igualdade de gênero presentes nos três tipos de posicionamentos culturais propostos por Castells em membros de uma prefeitura de Sevilha-Espanha, que pretendiam implementar o mainstreaming de gênero. Participaram um total de 27 pessoas (16 mulheres e 11 homens). Na metodologia foi utilizada a análise do discurso. Os resultados indicaram que, enquanto no posicionamento projeto todas as competências estavam presentes, no de resistência, não havia nenhuma delas. No caso dos legitimadores, observamos incompatibilidade nos discursos apresentados. Isso nos convida a pensarmos na importância de conhecermos as competências de igualdade de gênero, com a finalidade de implementar o mainstreaming nas organizações.

Keywords : competência; gênero; organizações; equidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )