Acessibilidade / Reportar erro

Reverberações de um Programa de Educação Conjugal: A Percepção dos Moderadores1 1 Artigo derivado da tese de doutorado da primeira autora, sob orientação da segunda, defendida no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Apoio: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq, Financiamento # MCTI / CNPq No. 14/2014). A primeira autora teve bolsa de doutorado financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A segunda autora é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (Nível 1B).

Reverberaciones de un Programa de Educación Conyugal: La Percepción de los Moderadores

Resumo:

Este estudo tem como objetivo conhecer a percepção dos profissionais que coordenaram o programa de educação conjugal Viver a dois: Compartilhando este desafio acerca da sua reverberação nos casais participantes. Foram realizadas entrevistas em grupo com dez equipes de profissionais que conduziram as oficinas do programa Viver a dois, totalizando 28 participantes. Os dados foram analisados por meio de Análise Temática no software NVivo. Os temas identificados demonstram que os casais apresentam tanto reações de receptividade à proposta quanto de relutância a determinadas atividades. Evidencia-se a importância da relação estabelecida entre os casais do grupo, pois esta gera refexão e aprendizado. Percebe-se que atividades de educação conjugal têm o poder de ampliar as perspectivas sobre a vida a dois, bem como a proximidade entre os casais e a melhora nas estratégias de resolução de seus conflitos.

Palavras-chave:
relações conjugais; conflito conjugal; promoção de saúde; intervenção psicossocial

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Av.Bandeirantes 3900 - Monte Alegre, 14040-901 Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 16) 3315-3829 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: paideia@usp.br