SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Por quem vale a pena Mentir? A mentira Pró-Social em crianças escolaresProteção e Risco para Diferentes Trajetórias de Estresse de Escolares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Paidéia (Ribeirão Preto)

versão impressa ISSN 0103-863Xversão On-line ISSN 1982-4327

Resumo

QUEVEDO, Rafaela Fava de  e  ANDRETTA, Ilana. Habilidades Sociais em Crianças e Adolescentes: Diferenças entre Surdos e Ouvintes. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2020, vol.30, e3030.  Epub 30-Set-2020. ISSN 1982-4327.  https://doi.org/10.1590/1982-4327e3030.

A surdez repercute em dificuldades na identificação de elementos de desempenho social das outras pessoas. Este estudo teve como objetivo avaliar as habilidades sociais de crianças e adolescentes surdos e ouvintes e traçar um perfil discriminante sobre categorias de habilidades sociais. Trata-se de um estudo quantitativo, transversal, comparativo. Os participantes foram 122 surdos e ouvintes, 61 em cada grupo, com idade entre 7 e 16 anos. Os instrumentos utilizados foram um questionário sociodemográfico e o Teste de Habilidades Sociais para Crianças e Adolescentes em Situação Escolar. Os resultados apontaram déficits nas habilidades sociais de crianças e adolescentes surdos quando comparados aos ouvintes. Os perfis de habilidades sociais discriminaram em favor dos grupos de ouvintes, com exceção do item Conversação e Desenvoltura Social, que discriminou em favor das crianças surdas. Considerou-se as diferenças comunicacionais e desenvolvimentais no decorrer da discussão. Salienta-se a necessidade de pesquisas com surdos para propor intervenções adaptadas a esta população

Palavras-chave : habilidades sociais; distúrbios da audição; avaliação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )