SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Emoções para Artistas: Integrando duas Técnicas de Análise Textual na Perspectiva QualitativaMedida de Necessidades de Treinamento para Atenção em Saúde ao Público LGBT+ índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Paidéia (Ribeirão Preto)

versão impressa ISSN 0103-863Xversão On-line ISSN 1982-4327

Resumo

MARTINS, Mário Henrique da Mata  e  SPINK, Mary Jane Paris. Análise Discursiva das Atribuições de Causalidade e Responsabilidade pela Ocorrência da Leptospirose. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2020, vol.30, e3027.  Epub 07-Out-2020. ISSN 1982-4327.  https://doi.org/10.1590/1982-4327e3027.

As pessoas se posicionam discursivamente ao atribuir causas e responsáveis por um problema de saúde pública. Este estudo teve por objetivo analisar enunciados sobre essas atribuições no que se refere a uma doença negligenciada no Brasil: a leptospirose humana. O método adotado é qualitativo, faz uso de entrevistas semipadronizadas e análise discursiva com mapas dialógicos. Participaram do estudo nove interlocutores, indicados por gestores e profissionais da área de saúde por sua competência para falar das práticas e experiências relacionadas ao controle da enfermidade. Os resultados mostraram a emergência de cinco tipos de atribuição que ocorriam simultaneamente nos enunciados, o que indica uma variabilidade atributiva. Embora haja variabilidade, é possível identificar também indícios de padrões discursivos relacionados às posições ocupadas pelos interlocutores na rede de saúde. Uma reflexão crítica sobre os efeitos potenciais desses padrões é realizada. Estudos complementares sobre a relação entre atribuições e ações para reduzir casos da doença são sugeridos.

Palavras-chave : atribuição; causalidade; responsabilidade; análise do discurso; serviços de saúde pública.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )