SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Protocolo para Investigação do Processo Subjacente às Respostas em Avaliações da PersonalidadeEstudo Psicométrico da Escala de Interesses por Áreas da Psicologia - Versão Portuguesa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Paidéia (Ribeirão Preto)

versão impressa ISSN 0103-863Xversão On-line ISSN 1982-4327

Resumo

GONCALVES, André Pereira  e  VILLEMOR-AMARAL, Anna Elisa de. Zulliger R-Otimizado na Avaliação de Características Depressivas. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2020, vol.30, e3023.  Epub 11-Set-2020. ISSN 1982-4327.  http://dx.doi.org/10.1590/1982-4327e3023.

A depressão é um dos transtornos mentais mais prevalentes no mundo com mais de 300 milhões de diagnósticos. Estudos sobre as contribuições que instrumentos oferecem na compreensão do funcionamento de pacientes depressivos são necessários. Este estudo teve por objetivo comparar a frequência dos códigos relacionados à depressão no Zulliger aplicação R-otimizado em um grupo de depressivos com grupo não clínico. O estudo contou com 86 participantes, 43 pacientes depressivos e 43 não clínico. Foi utilizada a Escala Baptista de Depressão (EBADEP-A) para rastrear sintomas depressivos no grupo clínico e o Zulliger foi administrado com aplicação R-otimizada. Para comparar os grupos foi utilizado o teste t e magnitude das diferenças (d). Os resultados demonstraram diferenças entre grupos nas variáveis Determinantes Mistos, Soma de respostas de cor acromática, respostas de cor pura (C), Mor e AG. Entende-se que Zulliger aplicação R-otimizado pode ser útil na compreensão do funcionamento do sujeito depressivo.

Palavras-chave : depressão; técnicas projetivas; teste de Zulliger.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )