SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Evidências Preliminares de Validade da Versão Brasileira da Short Work Attachment Measure - SWAMAvaliação Psicométrica do WHOQOL-SRPB entre Adolescentes Brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Paidéia (Ribeirão Preto)

versão impressa ISSN 0103-863Xversão On-line ISSN 1982-4327

Resumo

KROEFF, Chrystian da Rosa et al. Inteligência e Contexto Socioeconômico na Infância: Comparação por Região de Moradia e Tipo de Escola. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2020, vol.30, e3028.  Epub 30-Set-2020. ISSN 1982-4327.  https://doi.org/10.1590/1982-4327e3028.

Diferentes aspectos do contexto socioeconômico podem afetar a inteligência. Este estudo investigou o desempenho intelectual de crianças de diferentes regiões de moradia e tipos de escola. As análises compararam crianças da periferia (n = 169) e da região central (n = 110) de Porto Alegre; e crianças de escola privada (n = 49) e pública (n = 61). A coleta de dados incluiu a Escala Wechsler Abreviada de Inteligência (WASI) e ficha sociodemográfica. Utilizou-se Análise de Covariância (entre grupos) e Análise de Variância para medidas repetidas (intragrupo). O grupo de periferia apresentou menor desempenho em todos os escores da WASI e, na comparação intragrupo, resultados mais baixos nas tarefas verbais - o que não ocorreu no grupo da região central. Crianças de escolas públicas e privadas diferiram em todos os escores da WASI, mas apresentaram desempenho intragrupo semelhante.

Palavras-chave : inteligência; nível socioeconômico; desenvolvimento infantil; Escalas de Wechsler.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )