SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 special issueEffect of limestone reactivity on soybean crop characteristics and yieldGrain chalkness in three paddy rice cultivars author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Scientia Agricola

Print version ISSN 0103-9016

Abstract

FAVARIN, J.L.  and  FANCELLI, A.L.. Influência do preparo do solo e da natureza do fertilizante nitrogenado na cultura do milho. Sci. agric. (Piracicaba, Braz.) [online]. 1992, vol.49, n.spe, pp. 73-86. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90161992000400011.

Foi instalado um ensaio de campo, em solo Podzólico Vermelho-Escuro latossólico (PELa), para avaliar a influência do preparo do solo e a natureza da fonte do fertilizante nitrogenado, para adubação em cobertura, na cultura do milho. Os tipos de preparo do solo avaliados foram o convencional e o plantio direto. Em relação às fontes de nitrogênio, foram utilizadas: uma sólida, o sulfato de amônio (20%N), e outra fluida, o uran (32%N), aplicados à superfície do solo sem incorporação. A absorção de nitrogênio (mg/planta) foi determinada nas folhas, colmos, panículas e espigas, aos 53 e 67 dias após a emergência das plântulas. Na colheita, após a maturidade fisiológica, foi determinada a quantidade de nitrogênio acumulado e exportado, bem como a produção de grãos e alguns de seus componentes. O tipo de preparo do solo não apresentou influência na produção no primeiro ano de sua implantação. Entretanto, o plantio direto permitiu o aproveitamento do nitrogênio, mesmo quando se verificou redução na disponibilidade da água, estimada, através do balanço hídrico.

Keywords : milho; preparo do solo; fertilizante nitrogenado.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese