SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 special issueGrain chalkness in three paddy rice cultivarsWater relations in a rubber-tree plantation of Piracicaba, SP author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Scientia Agricola

Print version ISSN 0103-9016

Abstract

SATO, O.  and  CICERO, S.M.. Seleção de espigas e debulha das sementes de milho (Zea mays L.): I- efeitos sobre a qualidade física e infestação por insetos. Sci. agric. (Piracicaba, Braz.) [online]. 1992, vol.49, n.spe, pp. 93-101. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90161992000400013.

O presente trabalho, teve como objetivo verificar os efeitos da seleção de espigas e da debulha das sementes de milho, realizada no campo e na unidade de beneficiamento de sementes, sobre a qualidade física e infestação por insetos. Para tanto, foram utilizadas sementes de quatro campos de produção de sementes fiscalizadas da safra 1985/86. As espigas amostradas, foram submetidas às debulhas manual e mecânica (debulhador estacionário acoplado ao trator no próprio local de produção e debulhador da unidade de beneficiamento de sementes da companhia produtora), com e sem seleção de espigas. Os resultados obtidos mostraram que as sementes provenientes da debulha realizada mecanicamente no campo apresentaram maior incidência de danos mecânicos. A seleção das espigas com palha, realizada no campo, não foi eficiente para reduzir a infestação por insetos e nem melhorou a qualidade das sementes.

Keywords : Milho; seleção de espigas; debulha; dano mecânico; infestação por insetos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese