Services on Demand
Article
Indicators
Related links
Bookmark
Scientia Agricola
Print version ISSN 0103-9016
Abstract
MENDES, M.E.G. et al. Relações hídricas em seringal no município de Piracicaba, SP. Sci. agric. (Piracicaba, Braz.) [online]. 1992, vol.49, n.spe, pp. 103-109. ISSN 0103-9016. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90161992000400014.
Em um estudo das relações hídricas de um seringal de 5 anos de idade, implantado na região sudeste do Brasil em 1984 são mostradas variações de umidade do solo, potencial da água no solo, distribuição radicular, interceptação de precipitação pluvial e escoamento superficial. Resultados indicam a estreita faixa de retenção de água da terra roxa estruturada e a alta correlação entre as variações de potencial da água no solo e a distribuição radicular. O seringal apresentou um sistema radicular com raízes superficiais (0-30cm) se estendendo até a projeção das copas e raízes profundas, atingindo mais de 2,5m. O perfil de solo não apresentou escoamento subsuperficial de água ao longo do declive de 10%, mas apresentou significantes perdas superficiais, chegando a 50% da chuva em dias com superfície do solo muito úmida. A interceptação média das copas não passou de 5% da precipitação pluvial.
Keywords : seringueira; distribuição radicular; umidade do solo; potencial da água no solo; runoff; interceptação de chuva.












