Services on Demand
Article
Indicators
Health indicators
Cited by SciELO
Access statistics
Related links
Bookmark
Scientia Agricola
Print version ISSN 0103-9016
Abstract
PASSOS JR, H.da S. and BOSE, M.L.V.. Uso de análise física para estimar a composição química em ingredientes para rações. Sci. agric. (Piracicaba, Braz.) [online]. 1992, vol.49, n.spe, pp. 159-162. ISSN 0103-9016. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90161992000400021.
Procurou-se verificar se a medida física "densidade aparente" poderia ser utilizada como parâmetro capaz de analizar a composição química bromatológica dos farelos de algodão 40% (FA), de soja (FS) e de arroz cru (FAr), provenientes de diversas regiões do país. Os tratamentos consistiram na adição das respectivas cascas de farelo aos níveis de 0, 10, 20, 30, 40, 50 e 100, simulando fraudes em delineamento inteiramente casualizado. As análises foram efetuadas no laboratório da Purina Nutrimentos Ltda, em Paulínea. Avaliou-se o efeito da adição crescente da casca sobre os valores de densidade, e desta sobre a composição em umidade (U), proteína bruta (PB), extrato etéreo (EE), fibra bruta (FB) e matéria mineral (MM). As amostras foram analisadas separadamente, pois apresentaram efeito de origem (P? 0,05) sobre a densidade de FA e FS, mas tendência positiva sobre a densidade do FAr. Verificou-se correlação alta da densidade com PB e FB de FS e FA (R2 ? 80 a 70%, respectivamente). Com as demais determinações para o FAr não houve correlação sinificativa. Exceto para FAr, a medida da densidade, de determinação rápida, fácil e barata; permite avaliação prévia do nível proteico e de adição de cascas nos dois suplementos protéicos mais utilizados no país.
Keywords : farelo de algodão; farelo de soja; farelo de arroz; densidade aparente; análise química bromatológica; análise física de alimento.












