SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 special issueTransmission of soybean mosaic virus (SMV) by soybean seeds (Glycine max (L.) Merrill)Effects of high level of copper and biotin supplementation in the diet of weanling pigs (8 - 20 kg) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Scientia Agricola

Print version ISSN 0103-9016

Abstract

PASSOS JR, H.da S.  and  BOSE, M.L.V.. Uso de análise física para estimar a composição química em ingredientes para rações. Sci. agric. (Piracicaba, Braz.) [online]. 1992, vol.49, n.spe, pp. 159-162. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90161992000400021.

Procurou-se verificar se a medida física "densidade aparente" poderia ser utilizada como parâmetro capaz de analizar a composição química bromatológica dos farelos de algodão 40% (FA), de soja (FS) e de arroz cru (FAr), provenientes de diversas regiões do país. Os tratamentos consistiram na adição das respectivas cascas de farelo aos níveis de 0, 10, 20, 30, 40, 50 e 100, simulando fraudes em delineamento inteiramente casualizado. As análises foram efetuadas no laboratório da Purina Nutrimentos Ltda, em Paulínea. Avaliou-se o efeito da adição crescente da casca sobre os valores de densidade, e desta sobre a composição em umidade (U), proteína bruta (PB), extrato etéreo (EE), fibra bruta (FB) e matéria mineral (MM). As amostras foram analisadas separadamente, pois apresentaram efeito de origem (P? 0,05) sobre a densidade de FA e FS, mas tendência positiva sobre a densidade do FAr. Verificou-se correlação alta da densidade com PB e FB de FS e FA (R2 ? 80 a 70%, respectivamente). Com as demais determinações para o FAr não houve correlação sinificativa. Exceto para FAr, a medida da densidade, de determinação rápida, fácil e barata; permite avaliação prévia do nível proteico e de adição de cascas nos dois suplementos protéicos mais utilizados no país.

Keywords : farelo de algodão; farelo de soja; farelo de arroz; densidade aparente; análise química bromatológica; análise física de alimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese