SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número3Heterogeneidade dos pontos experimentais de curvas de retenção da água no soloFrutos de goiaba (Psidium guayava L.): desenvolvimento e extração de nutrientes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Scientia Agricola

versão impressa ISSN 0103-9016

Resumo

MORAES, S.O.  e  LIBARDI, P.L.. Variabilidade da água disponível de uma terra roxa estruturada latossólica. Sci. agric. (Piracicaba, Braz.) [online]. 1993, vol.50, n.3, pp. 404-412. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90161993000300012.

A partir de 250 curvas de retenção da água no solo, elaboradas com amostras indeformadas coletadas de uma área de 6250 m2 de uma Terra Roxa Estruturada Latossólica de Piracicaba,SP, foram calculados quatro conjuntos de valores de água disponível assumindo-se -1x103, -6x103, -1x104 e -3x104 Pa como possíveis valores de potencial mátrico correspondentes à capacidade de campo e -1,5x103 Pa um possível valor correspondente ao ponto de murchamento permanente. Foram feitas medidas de posição (média), variabilidade (coeficiente de variação, assimetria e curtose) e numero necessário de amostras para estimar a média a um dado nível de probabilidade a fim de quantificar a variabilidade e a sensibilidade dos resultados em cada conjunto e entre conjuntos de valores de água disponível. A análise dos resultados mostrou que a variabilidade da água disponível, obtida à partir de dois valores de umidade da Curva de Retenção é muito maior que a variabilidade de cada valor individualmente. Ou seja, embora as variáveis envolvidas possam ser as mesmas, o grau de variabilidade (expresso, por exemplo, pelo coeficiente de variação) ou a sensibilidade das medidas (expressa pelo número necessário de amostras para estimar a média dentro de um determinado intervalo de confiança) pode ser bem distinto, indicando que nem sempre resultados de uma amostragem realizada com determinado objetivo poderá servir a outros, embora possam tratar-se de variáveis dependentes.

Palavras-chave : curva de retenção da água no solo; variabilidade; água disponível; terra roxa estruturada latossólica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português