SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue2Mineralogy and cation mobility of a weathering alteration of diabaseEquilibrium relative humidity and lipid oxidation in Brazil-nut, macadamia nut and soybean seed flours author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Scientia Agricola

Print version ISSN 0103-9016

Abstract

DEMATTE, J.A.M.; ALOISI, R.R.  and  DEMATTE, J.L.I.. Seqüência Latossolo Amarelo - Podzólico Amarelo - Areias Quartzosas sob material da formação barreiras na região de Tucuruí, estado do Pará. Sci. agric. (Piracicaba, Braz.) [online]. 1994, vol.51, n.2, pp. 345-356. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90161994000200022.

Estudou-se uma seqüência de Latossolo Amarelo-Podzólico Amarelo-Areia Quartzosa desenvolvida em sedimentos da Formação Barreiras. A área se localiza no sul do Pará, nas proximidades entre Tucuruí e o Rio Moju, distando 65km da Usina Hidroelétrica de Tucuruí. Foi escolhida uma encosta de aproximadamente 1500 metros formada por Latossolo na parte alta e Podzólico Amarelo na encosta, ambos argilosos, terminando em amplo vale de fundo arenoso, com forte hidromorfísmo. Os regimes de temperatura são isohipertérmico e hipertérmico e os de umidade ústico e áquico, nas partes elevadas e fundo do vale, respectivamente. Foram abertas quatro trincheiras ao longo da encosta e feitas oito tradagens para apoio. O material de origem é representado pela caolinita. Verificou-se que a diferenciação lateral dos solos: Latossolo Amarelo na parte alta, Podzólico Latossólico na encosta e Areia Quartzosa no fundo do vale, pode ser devida principalmente a processos de remoção e/ou destruição de finos (argila silicatada + óxidos). O encharcamento temporário e a gleização acentuada, exerceram papel preponderante na diferenciação da seqüência estudada.

Keywords : Seqüência de solos; Latossolos Amarelos; Formação Barreiras; região de Tucuruí.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese