SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 issue2Effect of acaricide utilization in citrus on the population of Brevipalpus phoenicis (Geijskes, 1939) and predatory mites (Phytoseiidae)Evaluation of nine corn (Zea mays L.) genotypes in relation to leaf area and light extinction coefficient author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Scientia Agricola

Print version ISSN 0103-9016

Abstract

TULMANN NETO, A. et al. Indução de mutação visando a redução de altura de planta e resistência às doenças no cultivar de trigo (Triticum aestivum L.) IAC-17. Sci. agric. (Piracicaba, Braz.) [online]. 1995, vol.52, n.2, pp. 287-293. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90161995000200014.

A redução na altura da planta e obtenção de resistência às doenças foi experimentada através da indução de mutação por raios-gama na variedade de trigo (Triticum aestivum L.) IAC-17. Sementes foram irradiadas com 35 krad e a partir da geração M2 iniciou-se a seleção. Três das linhagens selecionadas foram comparadas com o cultivar original IAC-17, durante três anos, em sete ensaios avançados realizados em vários locais, em condição de sequeiro e irrigação. Os resultados demonstraram a obtenção de um mutante que apresentou redução na altura da planta, tendência de sofrer menos acamamento e maior resistência a oídio (Erysiphe graminis f. sp. tritici). As demais características agronômicas avaliadas, tais como produção de grãos e seus componentes, reação ao Helminthosporium sativum, causador da mancha das folhas, reação a Puccinia graminis f. sp. tritici (ferrugem do colmo) e P. recôndita (ferrugem da folha), tolerância a alumínio e ciclo permaneceram inalteradas em relação a IAC-17. Os resultados indicaram a utilidade da indução de mutações por raios gama para a correção de defeitos de caracteres de herança simples em variedades elites.

Keywords : Raios-gama; mulantes; melhoramento de trigo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese