SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 issue2Duration of the grain filling period in wheat author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Scientia Agricola

On-line version ISSN 1678-992X

Abstract

FURTUOSO, M.C.O.. Programas de suplementação alimentar: impacto sobre algumas variáveis econômicas. Sci. agric. (Piracicaba, Braz.) [online]. 1995, vol.52, n.2, pp. 399-407. ISSN 1678-992X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90161995000200032.

Procurou-se avaliar quantitativamente as conseqüências de programas de suplementação alimentar sobre o desempenho de algumas variáveis econômicas. Para tal, utilizamos um modelo de insumo-produto verificando o seu impacto sobre os níveis de produção, importação e emprego. Trata-se de um exercício de simulação de estática comparativa que analisa estados de equilíbrio da economia sob hipóteses alternativas de consumo final. Duas alternativas de consumo, no setor indústria do leite e laticínios, correspondentes a hipotéticos gastos do governo no Programa Nacional do Leite para Crianças Carentes (PNLCC) foram testadas. Os resultados das simulações sugerem ser possível um estímulo ao setor estudado da ordem de 15%, como também verificou-se impacto expressivo para geração de emprego.

Keywords : insumo-produto; programas de suplementacão aumentar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License