SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 issue1-2FLIGHT RANGE OF AFRICANIZED HONEYBEES, Apis mellifera L. 1758 (Hymenoptera: Apidae) IN AN APPLE GROVEEfeito da disponibilidade hídrica do substrato, DA QUALIDADE FISIOLÓGICA E do teor de água inicial das sementes de soja no PROCESSO de germinação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Scientia Agricola

Print version ISSN 0103-9016

Abstract

LAZZARETTI, E  and  BETTIOL, W. TRATAMENTO DE SEMENTES DE ARROZ, TRIGO, FEIJÃO E SOJA COM UM PRODUTO FORMULADO À BASE DE CÉLULAS E DE METABÓLITOS DE Bacillus subtilis. Sci. agric. [online]. 1997, vol.54, n.1-2, pp. 89-96. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90161997000100013.

Um produto constituido de pó-molhável (PBBS) formulado à base de células (60g) e de metabólitos (60g) de Bacillus subtilis, argila (480g), espalhante (7,92g) e água (2400ml), moído e seco, mostrou-se semelhante aos tratamentos com fungicidas recomendados para o controle de Rhizoctonia solani, Aspergillus sp. e Sclerotinia sclerotiorum em sementes de feijão; Pyricularia oryzae e Rhinchosporium sativum em sementes de arroz; e Cercospora kikuchii, Phomopsis phaseoli e Fusarium spp. em sementes de soja. Para Dreschlera oryzae em arroz e Bipolaris sorokiniana, P. oryzae e Alternaria tenuis em sementes de trigo, o tratamento com o PBBS, embora não tenha se igualado ao tratamento com o fungicida padrão, diferiu estatisticamente do tratamento testemunha. A nodulação das raízes de feijão e soja por bactérias simbióticas, fixadoras de nitrogênio, não foi influenciada quando o PBBS foi aplicado simultaneamente ao inoculante contendo Rhyzobium sp. e Bradyrhizobium japonicum, respectivamente. O PBBS também não afetou a emergência das plântulas das culturas testadas.

Keywords : controle biológico; microbiolização de sementes; patologia de sementes; arroz; feijão; soja; trigo.

        · abstract in English     · text in Portuguese