SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 issue1ÍNDICES BIOCLIMÁTICOS PARA A CULTURA DE GIRASSOLESTUDO DO PRIMEIRO CICLO PRODUTIVO DA BANANEIRA `NANICÃO' (Musa sp.) DESENVOLVIDA A PARTIR DE DIFERENTES TIPOS DE MUDA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Scientia Agricola

Print version ISSN 0103-9016

Abstract

MUNOZ HERNANDEZ, R.J.  and  SILVEIRA, R.I.. EFEITOS DA SATURAÇÃO POR BASES, RELAÇÕES Ca:Mg NO SOLO E NÍVEIS DE FÓSFORO SOBRE A PRODUÇÃO DE MATERIAL SECO E NUTRIÇÃO MINERAL DO MILHO (Zea mays L.) . Sci. agric. [online]. 1998, vol.55, n.1, pp. 79-85. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90161998000100014.

Visando avaliar o efeito da saturação por bases, da relação Ca:Mg e de doses de fósforo sobre a nutrição mineral e produção de material seco de milho (Zea mays, L.) foi realizado experimento em casa de vegetação, utilizando o solo classificado como Areia Quartzosa que foi coletado na camada de 0-20 cm. O ensaio foi conduzido em vasos de 3 dm3, sob fatorial 2*4*3 inteiramente casualizado, com 4 repetições, sendo 2 saturações por bases (50 e 70%), 4 relações Ca:Mg no solo (2:1, 3:1, 4:1 e 5:1), obtidas pela aplicação de CaCO3 e MgO, e 3 doses de P (0, 100 e 200 mg dm-3) pela aplicação de fosfato monoamônico (MAP). Os resultados obtidos demonstraram que o aumento na saturação por bases influenciou positivamente o crescimento e a nutrição do milho. Houve redução na produção de material seco da parte aérea com aumentos na relação Ca:Mg no solo, sendo as maiores produções obtidas na relação 3:1 de Ca:Mg, com a aplicação de 100 mg dm-3 de P. Evidenciaram-se incrementos nos teores de P e Mg na parte aérea após aumentos na saturação por bases. As maiores relações Ca:Mg no solo aumentaram as concentrações de Ca e diminuiram as de Mg. O P aplicado no solo promoveu incrementos significativos do material seco do milho, aumento da concentração do elemento no tecido das plantas e diminuição de Ca e Mg. Conclui-se que a saturação por bases, as relações Ca:Mg no solo e a adubação fosfatada do solo utilizado afetaram o crescimento e a nutrição mineral do milho. O teor nos tecidos foi influenciado pela disponibilidade dos nutrientes para as plantas, bem como pelo equilíbrio entre os mesmos no solo.

Keywords : phosphorus; corn; nutrition; Ca:Mg ratio; soil base saturation .

        · abstract in English     · text in Portuguese