SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 issue2CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DE FUNÇÕES ESTIMÁVEIS FORNECIDAS PELO PROC GLM DO SAS PARA DADOS DESBALANCEADOS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Scientia Agricola

Print version ISSN 0103-9016

Abstract

VITTI, D.M.S.S.; DEL MASTRO, N.L.; KIKUCHI, O.K.  and  NOGUEIRA, N. de L.. IRRADIAÇÃO DE RESÍDUOS FIBROSOS COM FEIXES DE ELÉTRONS: EFEITOS NA COMPOSIÇÃO QUÍMICA E DIGESTIBILIDADE. Sci. agric. [online]. 1998, vol.55, n.2, pp. 159-171. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90161998000200001.

Amostras de bagaço de cana e resíduos de cultura de arroz e algodão foram irradiadas com feixes de elétron, em acelerador industrial tipo Dynamitron para verificar os efeitos da dose de irradiação na digestibilidade da matéria seca e na composição química e estrutural. Os tratamentos consistiram na aplicação de 200, 400, 600, 800 e l000kGy com ou sem aplicação de amônia gasosa para o bagaço de cana e 200kGy com e sem amônia para os resíduos de cultura. Após os tratamentos, o material foi seco e moído para a análise bromatológica completa. A digestibilidade in situ foi medida pela técnica envolvendo sacolas de náilon. As análises estruturais foram realizadas por microscopia óptica e eletrônica. A irradiação produziu uma redução nos conteúdos de fibra bruta e fibra detergente neutro (P<0.01). O teor de compostos fenólicos aumentou com a dose aplicada, sugerindo quebras na estrutura do complexo lignocelulósico. Verificou-se um aumento na digestibilidade com o incremento da dose. Para o bagaço de cana, as doses mais elevadas produziram um incremento de 24 unidades em digestibilidade em relação ao material não tratado; para os restos de cultura os aumentos foram menores. Pela análise estrutural, verificou-se que doses de 800 e l000kGy produziram fragmentação no bagaço de cana. Nas amostras referentes à cultura de arroz e algodão, observou-se alguma alteração celular e separação de fibras com 200kGy. Concluiu-se que a irradiação por elétrons levou a alterações significativas na composição química, estrutural e na digestibilidade de resíduos fibrosos. A utilização de biomassa irradiada como complemento na alimentação aos ruminantes parece ser promissora.

Keywords : bagaço de cana; digestibilidade; irradiação; resíduos .

        · abstract in English     · text in Portuguese