SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 issue2O PESSEGUEIRO NO SISTEMA DE POMAR COMPACTO: VIII. CARACTERIZAÇÃO DE CULTIVARES E SELEÇÕES PARA DIFERENTES DENSIDADES POPULACIONAISRESÍDUOS DE FENITROTION EM FRUTOS E FOLHAS DE TOMATEIRO (Lycopersicon esculentum Mill) ESTAQUEADO author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Scientia Agricola

Print version ISSN 0103-9016

Abstract

BIASI, L.A.; PASSOS, I.R. DA S.  and  POMMER, C.V.. ESTABELECIMENTO IN VITRO DE PORTA-ENXERTOS DE VIDEIRA ATRAVÉS DE ÁPICES MERISTEMÁTICOS E SEGMENTOS NODAIS. Sci. agric. [online]. 1998, vol.55, n.2, pp. 196-202. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90161998000200005.

Visando aumentar a eficiência de estabelecimento in vitro dos porta-enxertos de videira `Jales' e `Campinas', foram conduzidos alguns experimentos com ápices meristemáticos e segmentos nodais, retirados de brotações de estacas lenhosas. Foram testadas diversas concentrações de 6-benzilaminopurina (BAP) em meio de cultura MS com a metade da concentração de sais. O efeito desta citocinina foi marcante sobre o crescimento dos explantes. O aumento da concentração de BAP estimulou o crescimento e expansão foliar dos ápices meristemáticos e das gemas axilares até a concentração de 10µM. O uso de 20µM de BAP reduziu o crescimento dos segmentos nodais. Conclui-se que o estabelecimento dos porta-enxertos pode ser realizado em meio MS, com a metade da concentração de sais, suplementado com 10µM de BAP.

Keywords : cultura de tecidos; estabelecimento; porta-enxertos de videira; citocinina .

        · abstract in English     · text in Portuguese