Acessibilidade / Reportar erro

Alterações na atividade e no perfil eletroforético da peroxidase em folhas de milho (Zea mays) e sorgo (Sorghum bicolor) tratadas com levedura (Saccharomyces cerevisiae)

Change in activity and electrophoretic pattern of peroxidase in maize (Zea mays) and sorghum (Sorghum bicolor) leaves after treatment with yeast (Saccharomyces cerevisiae)

O trabalho foi desenvolvido com o objetivo de se verificar a influência de Saccharomyces cerevisiae na forma de produto comercial, fermento biológico fresco para panificação, na atividade e no padrão eletroforético da peroxidase em folhas de milho e sorgo. As preparações de Saccharomyces utilizadas foram representadas por suspensões de células e seus respectivos filtrados, autoclavados ou não. A análise dos extratos obtidos dessas gramíneas mostrou que suspensões de células e os filtrados dessas suspensões, tratadas termicamente ou não, foram efetivos em ocasionar alterações na atividade e padrão eletroforético da peroxidase em milho e sorgo. Além de se mostrarem termoestáveis, os extratos obtidos de células intactas ou homogeneizadas de S. cerevisiae apresentaram baixa atividade de peroxidase, indicando que as alterações na atividade e perfil eletroforético da enzima nas plantas eram decorrentes do próprio tecido vegetal. Finalmente, os resultados sugerem que as alterações ocorridas com a peroxidase nas gramíneas estudadas, em resposta ao tratamento com S. cerevisiae, refletem o "reconhecimento" das células ou metabólitos da levedura por parte das plantas, acarretando uma alteração no metabolismo normal das mesmas.

Saccharomyces cerevisiae; peroxidase; eletroforese; milho; sorgo


Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" USP/ESALQ - Scientia Agricola, Av. Pádua Dias, 11, 13418-900 Piracicaba SP Brazil, Phone: +55 19 3429-4401 / 3429-4486 - Piracicaba - SP - Brazil
E-mail: scientia@usp.br