SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 número1NITROGÊNIO E POTÁSSIO NA FIXAÇÃO SIMBIÓTICA DE N2 POR SOJA CULTIVADA NO INVERNOINFLUÊNCIA DA POLINIZAÇÃO E DA MORFOLOGIA FLORAL NA FRUTIFICAÇÃO DE VARIEDADES DE LARANJA-DOCE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Scientia Agricola

versão impressa ISSN 0103-9016

Resumo

ARAUJO, Paulo Sérgio Rodrigues de; MOURAO FILHO, Francisco de Assis Alves  e  SPOSITO, Marcel Bellato. PEGAMENTO DE FRUTOS DE LARANJEIRA `PERA' EM DIFERENTES ALTURAS NA COPA RELACIONADO AOS QUADRANTES GEOGRÁFICOS. Sci. agric. [online]. 1999, vol.56, n.1, pp. 157-162. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90161999000100022.

Observou-se o pegamento de frutos de laranjeira `Pera' enxertada sobre limoeiro `Cravo' em relação aos quadrantes geográficos (Sudeste, Nordeste, Sudoeste e Noroeste) nos diferentes terços da copa (basal, mediano e apical) em cinco períodos de coleta. O trabalho foi conduzido em Piracicaba-SP, com localização 22º43'S, 43º38'W e 540 metros de altitude. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, considerando-se cada planta um bloco, no esquema fatorial 3x4x5, perfazendo um total de 300 sub-subparcelas. Os parâmetros avaliados foram o número de flores (1a coleta) e frutos (chumbinhos, nas quatro coletas subsequentes), analisando-se separadamente o 1º período e conjuntamente os demais. Os resultados permitiram observar uma diferença significativa a nível de 5% tanto para o número de flores em relação aos quadrantes, destacando-se o SE, como para a interação alturas x quadrantes, destacando-se o terço mediano dentro do referido quadrante que diferiu dos demais. Não foi detectada diferença significativa entre as alturas. Com relação a percentagem de chumbinhos, foi possível distinguir uma diferença significativa ao nível de 5% entre as alturas, os quadrantes e períodos, destacando-se o terço basal e o quadrante SO. A interação do quadrante dentro da altura e vice-versa, não apresentou diferença significativa, embora que no decorrer dos períodos, o comportamento tenha sido semelhante, independente do quadrante ou altura.

Palavras-chave : Citrus sinensis; frutificação .

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português