SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 issue1SEMIHARDWOOD CUTTINGS: A FAST AND ALTERNATIVE METHOD FOR `TAHITI' LIME PROPAGATIONMORPHOLOGICAL CHARACTERIZATION OF MANDARIN FRUITS FROM CITRUS GERMPLASM ACTIVE BANK OF `CENTRO DE CITRICULTURA SYLVIO MOREIRA/IAC' author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Scientia Agricola

Print version ISSN 0103-9016

Abstract

TOLEDO, Francisco Ferraz de; NOVEMBRE, Ana Dionisia da Luz Coelho; CHAMMA, Helena Maria Carmignani Pescarin  and  MASCHIETTO, Renata Waldemarin. VIGOR DE SEMENTES DE MILHO (Zea mays L.) AVALIADO PELA PRECOCIDADE DE EMISSÃO DA RAIZ PRIMÁRIA. Sci. agric. [online]. 1999, vol.56, n.1, pp. 191-196. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90161999000100026.

Foi desenvolvido trabalho baseado na determinação da precocidade da emissão da raiz primária de sementes de milho, em dez lotes de um mesmo cultivar. Este processo constou da distribuição de 200 sementes de cada lote sobre folhas de papel umedecido e, também, rolos de papel, que permaneceram em germinador a 25 °C; de 12 em 12 horas, aquelas que apresentaram emissão da raiz primária foram removidas, contadas e anotadas. Para estabelecer comparação entre os métodos e os lotes, paralelamente, as sementes eram avaliadas através da determinação do grau de umidade, dos testes de germinação e de vigor (primeira contagem, teste de frio com solo e emergência de plântulas em campo). Concluiu-se que há possibilidade de se utilizar o teste de emissão da raiz primária, em rolos de papel, para a avaliação do vigor de sementes de milho.

Keywords : sementes; milho; vigor.

        · abstract in English     · text in Portuguese