SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 issue3Ploidy level and caffeine content in leaves of CoffeaProduction of Florida red tilapia in floating net cages author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Scientia Agricola

Print version ISSN 0103-9016

Abstract

LARA, Fernando Mesquita; BOICA JUNIOR, Arlindo Leal  and  BARBOSA, José Carlos. Preferência alimentar de Dione juno juno (Cramer) por genótipos de maracujazeiro e avaliação do uso de extratos aquosos. Sci. agric. [online]. 1999, vol.56, n.3, pp. 665-671. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90161999000300022.

Avaliou-se a preferência alimentar de lagartas de Dione juno juno (Cramer) por genótipos de maracujazeiro, utilizando-se discos foliares, em condições de laboratório, e lagartas de primeiro e de quarto ínstar, em testes com e sem chance de escolha, com os seguintes materiais: Passiflora alata, P. setacea, P. coccinea, P. cincinnata, P. nitida, e os híbridos P. edulis x P. giberti, P. edulis x P. alata e P. alata2 x P. macrocarpa. Usando-se extrato aquoso de folhas (liofilizado recomposto) procurou-se determinar a presença de repelente, estimulante ou deterrente nos genótipos P. edulis e P. alata. Avaliou-se também a técnica de uso de extrato impregnado em discos de papel filtro e de ágar, em várias concentrações. Os resultados evidenciaram que P. alata, P. setacea, P. nitida e P. alata2 x P. macrocarpa são resistentes a D. juno juno e que essa resistência é do tipo não-preferência para alimentação; que folhas de P. alata2 x P. macrocarpa apresentam elevado poder de repelência ao inseto; no extrato de P. alata ocorre algum composto com forte ação repelente ou restringente de alimentação; que para a discriminação da preferência para alimentação de lagartas de D. juno juno por genótipos de maracujazeiro, pode ser utilizado ágar impregnado com 0,04 ml de extrato aquoso de folhas.

Keywords : Passiflora spp; lagarta preta do maracujá; resistência de plantas; antixenose.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese