SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 issue2Cerium (Ce) in some nodular ferricretes developed in soils of the adamantina formationResponse of NPK fertilization by black pepper cultivars in an Eastern Amazonian Yellow Latosol author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Scientia Agricola

Print version ISSN 0103-9016

Abstract

CAIRES, Eduardo Fávero  and  ROSOLEM, Ciro Antonio. Nodulação e absorção de nitrogênio pelo amendoim em resposta à calagem, cobalto e molibdênio. Sci. agric. [online]. 2000, vol.57, n.2, pp. 337-341. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90162000000200022.

A resposta do amendoim à calagem tem sido atribuída ao fornecimento de cálcio, mas também tem sido observada maior absorção de nitrogênio. Um experimento foi desenvolvido em casa de vegetação, em vasos de polietileno, utilizando-se um Latossolo Vermelho distrófico textura média, para estudar os efeitos da calagem e da aplicação de cobalto e molibdênio sobre a nodulação e a absorção de nitrogênio pelo amendoim, cultivar Tatu. O delineamento experimental empregado foi o de blocos ao acaso, em esquema fatorial 4x3, com quatro repetições. Os tratamentos do fatorial constituíram-se de quatro aplicações de nutrientes nas sementes (sem aplicação; 0,16 g kg-1 de Co; 0,58 g kg-1 de Mo e 0,16 + 0,58 g kg-1 de Co e Mo, respectivamente) e três doses de calcário (0, 4 e 6 t ha-1). A aplicação de cobalto nas sementes não exerceu efeito sobre a nodulação e a absorção de nitrogênio pelo amendoim. A calagem aumentou a absorção de nitrogênio pelo amendoim, provavelmente por causar melhoria na fixação simbiótica do N2, em decorrência da formação de maior número de nódulos. Apesar do molibdênio ter aumentado a matéria seca de nódulos na planta de amendoim, a sua aplicação não influenciou a absorção de nitrogênio, mostrando que a redução da toxicidade de manganês pela calagem foi mais importante do que o aumento da disponibilidade de molibdênio para a formação de nódulos e a fixação simbiótica do N2.

Keywords : Arachis hypogaea; fixação simbiótica; manganês.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese