SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número4Adubação e inseticidas no controle de Empoasca kraemeri e Bemisia tabaci, em cultivares de feijoeiro semeados no invernoCrescimento de raízes de cana crua e queimada em dois ciclos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Scientia Agricola

versão impressa ISSN 0103-9016

Resumo

MARCELINO, Sandra Denisen do Rocio  e  IEMMA, Antonio Francisco. Métodos de estimação de componentes de variância em modelos mistos desbalanceados. Sci. agric. [online]. 2000, vol.57, n.4, pp. 643-652. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90162000000400008.

A estimação dos componentes de variância em modelos mistos tem merecido, nas últimas décadas, atenção especial dos pesquisadores. Sendo assim, vários métodos de estimação têm sido propostos, e diante de tal disponibilidade, escolher um deles pode não ser uma questão trivial. Nesse contexto, buscando fornecer aos usuários dos métodos de estimação de componentes de variância em modelos mistos desbalanceados, subsídios para uma opção tão confortável quanto possível do método mais adequado para a obtenção das estimativas, em suas pesquisas, o presente artigo apresenta, com ilustrações numéricas, os principais métodos de estimação. Ademais, apresenta, aos usuários não iniciados, conceitos introdutórios necessários para a utilização do PROC MIXED do Sistema Estatístico SAS, na obtenção das estimativas dos componentes de variância através dos métodos ali disponíveis, considerando a ocorrência de diferentes matrizes de variâncias e covariâncias.

Palavras-chave : PROC MIXED; SAS; componentes de variância; modelo misto.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português