SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número4Crescimento de raízes de cana crua e queimada em dois ciclosSeleção in vitro de gemas de bananeira 'Nanicão' tolerantes à salinidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Scientia Agricola

versão On-line ISSN 1678-992X

Resumo

BIASI, Luiz Antonio; FALCO, Maria Cristina; RODRIGUEZ, Adriana P. M.  e  MENDES, Beatriz M. Januzzi. Organogênese a partir de segmento internodal de maracujá amarelo. Sci. agric. [online]. 2000, vol.57, n.4, pp.661-665. ISSN 1678-992X.  https://doi.org/10.1590/S0103-90162000000400010.

Estudou-se a indução de organogênese em segmentos internodais de maracujá amarelo (Passiflora edulis f. flavicarpa) cultivados em meio contendo 1,0 a 4,0 mg L-1 de benzilaminopurina (BAP). A formação de calo e o desenvolvimento de gemas adventícias foram acompanhados através de microscopia ótica e eletrônica de varredura, que mostrou sua ocorrência simultânea e contínua, com observação de gemas em diversos estádios de desenvolvimento em um mesmo explante. Houve proliferação de calos nas extremidades dos explantes em todos os tratamentos, inclusive no controle. A avaliação dos efeitos do BAP na indução de gemas adventícias mostrou que as concentrações de 1 ou 2 mg L-1 foram mais adequadas. Doses superiores a 2 mg L-1, apesar de eficientes para indução, foram prejudiciais ao crescimento das gemas. Crescimento e enraizamento das gemas adventícias foram obtidos em meio de cultura MS sem reguladores de crescimento e com a concentração de sais reduzida pela metade.

Palavras-chave : Passiflora edulis f. flavicarpa; gemas adventícias; microscopia óptica; microscopia eletrônica de varredura; benzilaminopurina.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons