SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 issue1Indirect determination of N-total in plant materials by flame atomic absorption spectrometry involving a AgCl(s) mini-columnField evaluation of water or citrate soluble phosphorus in modified phosphate rocks for soybean author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Scientia Agricola

Print version ISSN 0103-9016

Abstract

BULL, Leonardo Theodoro; VILLAS BOAS, Roberto Lyra; FERNANDES, Dirceu Maximino  and  BERTANI, Rosemary Marques Almeida. Fertilização potássica na cultura do alho vernalizado. Sci. agric. [online]. 2001, vol.58, n.1, pp. 157-163. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90162001000100024.

O objetivo do presente trabalho foi verificar a validade do parcelamento da adubação potássica, bem como a época mais adequada de aplicação, no controle do superbrotamento e no desenvolvimento e produção de bulbos na cultura do alho vernalizado (cv. Roxo Pérola de Caçador). Foram instalados dois experimentos em estufa agrícola, em vasos de cimento amianto com capacidade para 55 L de terra. O experimento 1 consistiu de sete épocas de aplicação da metade da dose de potássio necessária para a cultura, aos 50, 60, 70, 81, 91, 101 e 111 dias após a emergência (dae), sendo que o experimento 2 consistiu da aplicação de quatro doses de potássio no plantio combinadas a outras quatro em cobertura, aos 81 dae. O parcelamento da adubação potássica em diferentes estádios de desenvolvimento não influenciou a produção de bulbos e o superbrotamento na cultura do alho. A absorção de potássio, cálcio e magnésio pelas plantas foi influenciada pela adubação potássica no plantio e em cobertura, observando-se um efeito antagônico do potássio sobre a absorção de cálcio e magnésio. A elevação no nível de potássio no solo por ocasião do plantio proporcionou aumento na produção de bulbos, sendo que esta não foi influenciada por variações na dose de adubação potássica em cobertura.

Keywords : alho; adubação potássica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese