SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número2Addition of probiotic to whole milk or milk replacer and holstein calves performanceBetween-season attraction of cotton boll weevil, Anthonomus grandis Boh. (Coleoptera: Curculionidae) adults by its aggregation pheromone índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Scientia Agricola

versión impresa ISSN 0103-9016

Resumen

SARMENTO, Patrícia; GARCIA, Rasmo; PIRES, Aureliano José Vieira  y  NASCIMENTO, Andréia Santos. Grãos de soja como fonte de urease na amonização do bagaço de cana-de-açúcar com uréia. Sci. agric. [online]. 2001, vol.58, n.2, pp. 223-227. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90162001000200002.

A urease é a enzima responsável pela hidrólise da uréia em amônia. A utilização de fonte de urease no tratamento de bagaço de cana-de-açúcar com uréia pode melhorar o processo da decomposição da uréia em amônia, beneficiando o tratamento de amonização e, conseqüentemente, o valor nutritivo do material. O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito de níveis de soja crua, como fonte de urease, na amonização do bagaço de cana através da uréia. Utilizaram-se quatro níveis de soja crua (0; 2,5; 3,75; e 7,5% da matéria seca) em bagaço de cana-de-açúcar tratado com 7,5% de uréia (da matéria seca), armazenados por um período de 96 dias, em sacos de polietileno com capacidade de 50 litros. Foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado com quatro níveis de soja crua e três repetições. Os teores de matéria seca, proteína bruta e hemicelulose não foram afetados pelos níveis de urease; entretanto, verificou-se efeito quadrático positivo para digestibilidade in vitro da matéria seca e linear negativo para o teor de fibra detergente neutro. A utilização de até 3,75% de soja crua na amonização com uréia propiciou melhoria na digestibilidade da matéria seca do bagaço de cana.

Palabras llave : amonização; bagaço de cana-de-açúcar; valor nutritivo; urease; uréia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués