SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 issue2Embryogenic callus growth of maize submitted to salt stressPerformance of contrasting cycle maize hybrids as affected by defoliation and plant population author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Scientia Agricola

Print version ISSN 0103-9016

Abstract

OLIVEIRA, Wladecir Salles de  and  TSAI, Siu Mui. Cultivo do feijoeiro sob condições de subsistência no nordeste do estado de São Paulo-Brasil. Sci. agric. [online]. 2001, vol.58, n.2, pp. 265-269. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90162001000200008.

A história de colonização da região do Alto Vale do Paraíba está relacionada a movimentos históricos como tropeirismo (sec. XVIII e XIX) e imigração Italiana (séc. XIX). As práticas de agricultura utilizadas pelos agricultores atuais são as mesmas utilizadas desde o início do século, e muitos dos materiais cultivados atualmente, como algumas cultivares de feijão e milho, foram trazidas pelos tropeiros em suas viagens entre Minas Gerais e Paratí. O cultivo do feijoeiro no Município de Cunha - São Paulo é caracterizado pelo baixo rendimento resultante do reduzido uso de insumos, doenças endêmicas e práticas de preparo de solo não apropriadas em áreas de topografia acidentada. Com o objetivo de identificar práticas de cultivo adequadas e maximizar a absorção do nitrogênio, foi instalado um conjunto de experimentos onde avaliaram-se o rendimento de grãos, teor de nitrogênio nos grãos e número de nódulos. A calagem e adubação mineral em 16 locais foram suficientes para aumentar o rendimento de grãos em 342% e 369% para a cultivar "crioula" Serro Azul e comercial Carioca 80 SH, respectivamente, com significativo aumento da nodulação e nitrogênio nos grãos em quantidades totais. Maior rendimento por hectare significa acréscimo na renda familiar e redução da pressão sobre as áreas de floresta remanescente (Mata Atlântica).

Keywords : Phaseolus vulgaris; Rhizobium tropici; crioula; molibdênio; calagem.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English