SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 issue3Monensin and total tract digestibility in wethers fed different roughage/concentrate ratios author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Scientia Agricola

Print version ISSN 0103-9016

Abstract

PINTO, Luiz Felipe de Moura et al. Dinâmica do acúmulo de matéria seca em pastagens de Tifton 85 sob pastejo. Sci. agric. [online]. 2001, vol.58, n.3, pp. 439-447. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90162001000300001.

O acúmulo de forragem é o resultado líquido de dois processos concomitantes e antagônicos: o crescimento e a senescência e morte de tecidos. O presente trabalho teve por objetivo avaliar o processo de produção de forragem através do estudo de seus componentes; crescimento e senescência. Os tratamentos corresponderam a quatro condições de pasto caracterizadas pelas alturas de 5, 10, 15 e 20 cm, mantidas constante através do pastejo por ovinos em regime de lotação contínua e taxa de lotação variável. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos completos casualizados, com quatro repetições. Foram avaliadas as seguintes respostas: alongamento de hastes, alongamento de folhas, senescência, filocrono e o número de folhas por perfilho. Os resultados revelaram um padrão estacional de produção de forragem, com as maiores taxas de crescimento e senescência sendo observadas nas alturas de pasto mais altas (15 e 20 cm). O filocrono variou com a época do ano e com a altura de pasto, revelando uma alta associação com variações em temperatura do ar, disponibilidade de água no solo e índice de área foliar do pasto. As alturas de 15 e 20 cm resultaram na maior produção de matéria seca. Os mesmos princípios e relações originalmente descritos para plantas forrageiras de clima temperado são válidos para plantas tropicais dentro do contexto das limitações fisiológicas e de ambiente inerentes para cada condição.

Keywords : Cynodon; crescimento; senescência; líquido; fluxo de tecidos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese