SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número3Zn addition and Zn and P uptake, translocation and utilization by coffee cultivarsNitrogen fertilizer split-application for corn in no-till succession to black oats índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Scientia Agricola

versión impresa ISSN 0103-9016versión On-line ISSN 1678-992X

Resumen

LUCA, Edgar Fernando de; BOARETTO, Antonio Enedi; MURAOKA, Takashi  y  CHITOLINA, José Carlos. Eficiência de absorção e utilização de fósforo (32P) por mudas de eucalipto e arroz. Sci. agric. (Piracicaba, Braz.) [online]. 2002, vol.59, n.3, pp.543-547. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90162002000300020.

O conhecimento das habilidades das plantas em absorver o fósforo do solo e utilizá-lo no seu crescimento é uma via que pode ser importante para melhorar sensivelmente a eficiência da adubação fosfatada. Conduziu-se um experimento em casa-de-vegetação com objetivo de testar a hipótese de que o eucalipto é mais eficiente do que o arroz em absorver o fósforo de fontes poucos solúveis aplicadas a um Neossolo Quartzarênico, em função dos conceitos de eficiência. As fontes de fósforo Ca(H232PO4).H 2O, CaH32PO4.2H2O e Ca3(32PO4)2 , sintetizadas em laboratório e identificadas por análises de difratometria de raios-X e térmica diferencial, foram utilizadas como traçadores isotópicos. O arroz foi mais eficiente em absorver o fósforo de fontes pouco solúveis, enquanto que o eucalipto apresentou maior utilização biológica do fósforo. O método da diferença (convencional) empregado para determinar a recuperação de P pelas plantas subestimou a absorção deste nutriente, por ambas as culturas, em relação ao método isotópico.

Palabras clave : absorção de fósforo; fertilizantes fosfatados; síntese de fertilizantes fosfatados; marcação isotópica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons