SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número3Zn addition and Zn and P uptake, translocation and utilization by coffee cultivarsNitrogen fertilizer split-application for corn in no-till succession to black oats índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Scientia Agricola

versión impresa ISSN 0103-9016

Resumen

LUCA, Edgar Fernando de; BOARETTO, Antonio Enedi; MURAOKA, Takashi  y  CHITOLINA, José Carlos. Eficiência de absorção e utilização de fósforo (32P) por mudas de eucalipto e arroz. Sci. agric. (Piracicaba, Braz.) [online]. 2002, vol.59, n.3, pp. 543-547. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90162002000300020.

O conhecimento das habilidades das plantas em absorver o fósforo do solo e utilizá-lo no seu crescimento é uma via que pode ser importante para melhorar sensivelmente a eficiência da adubação fosfatada. Conduziu-se um experimento em casa-de-vegetação com objetivo de testar a hipótese de que o eucalipto é mais eficiente do que o arroz em absorver o fósforo de fontes poucos solúveis aplicadas a um Neossolo Quartzarênico, em função dos conceitos de eficiência. As fontes de fósforo Ca(H232PO4).H 2O, CaH32PO4.2H2O e Ca3(32PO4)2 , sintetizadas em laboratório e identificadas por análises de difratometria de raios-X e térmica diferencial, foram utilizadas como traçadores isotópicos. O arroz foi mais eficiente em absorver o fósforo de fontes pouco solúveis, enquanto que o eucalipto apresentou maior utilização biológica do fósforo. O método da diferença (convencional) empregado para determinar a recuperação de P pelas plantas subestimou a absorção deste nutriente, por ambas as culturas, em relação ao método isotópico.

Palabras llave : absorção de fósforo; fertilizantes fosfatados; síntese de fertilizantes fosfatados; marcação isotópica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués