SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue4Biomass allocation and morphophysiological correlations in forage legumes with contrating growth habits author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Scientia Agricola

Print version ISSN 0103-9016

Abstract

DAHER, Rogério Figueiredo; PEREIRA, Messias Gonzaga; PEREIRA, Antônio Vander  and  AMARAL JR., Antônio Teixeira do. Divergência genética entre cultivares de capim-elefante avaliada por marcadores RAPD em amostras compostas. Sci. agric. (Piracicaba, Braz.) [online]. 2002, vol.59, n.4, pp. 623-627. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90162002000400001.

O capim-elefante (Pennisetum purpureum Schum.) é nativo de regiões da África Tropical e foi introduzido no Brasil por volta de 1920, por meio de mudas provenientes de Cuba, e é, atualmente, uma das forrageiras mais difundidas em todo o país. No início de sua utilização, existiam praticamente dois cultivares com características bem definidas, Napier e Mercker. Com o decorrer do tempo, surgiram novos genótipos e acredita-se que o grande número de cultivares existentes atualmente no Banco de Germoplasma da espécie se deva à ocorrência de duplicatas. O uso de marcadores de DNA na caracterização de cultivares constitui uma ferramenta de grande valor, principalmente em situações em que marcadores morfológicos e isoenzimáticos já foram empregados, caso do capim-elefante. Em vista disso, objetivou-se estimar a divergência genética entre cultivares de capim-elefante do grupo "Napier" provenientes do Banco Ativo de Germoplasma de capim-elefante da EMBRAPA Gado de Leite, por meio de marcadores RAPD. As reações de polimerase em cadeia com 37 iniciadores arbitrários da série OPERON Technologies proporcionaram 94 bandas polimórficas e 73 monomórficas. Por meio da matriz do complemento do índice de Nei, a análise de agrupamento pelo método de otimização de Tocher indicou a formação de três grupos. Correlação de Pearson entre estimativas de distância genética obtidas a partir dos marcadores de DNA e dos marcadores isoenzimáticos indicaram a consistência de ambos os métodos para a avaliação da divergência genética entre cultivares de capim-elefante. Não foram encontradas duplicatas nos tratamentos avaliados.

Keywords : Pennisetum purpureum Schum.; método de otimização de Tocher; dendrograma; marcadores isoenzimáticos.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English