SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue4Diet formulation on swine performance, carcass quality, production and composition of swine manureSimulation of the corn seed drying process in fixed bed author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Scientia Agricola

Print version ISSN 0103-9016

Abstract

ALMEIDA, Celina de  and  ROCHA, Sandra Cristina dos Santos. Fluidodinâmica de sementes de brócolos em leito fluizado e leito de jorro. Sci. agric. (Piracicaba, Braz.) [online]. 2002, vol.59, n.4, pp. 645-652. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90162002000400004.

Os processos em leito fluidizado e de jorro são comumente empregados para secagem, recobrimento e granulação de sistemas particulados nas indústrias química e farmacêutica, enquanto na área agronômica estão limitados a tratamento de algumas espécies de sementes. Este trabalho objetivou apresentar a análise fluidodinâmica dos leitos fluidizado e de jorro, quando são utilizadas sementes de brócolos (Brassica oleracea L. var. Italica) e verificar a influência na germinação das sementes, submetidas aos dois tipos de processo por 60 min à temperatura do ar de 25°C. A fluidodinâmica nos dois tipos de contato, leitos fluidizado e de jorro, foi estabelecida pelas medidas da queda de pressão no leito e vazões de ar crescentes e decrescentes, para diferentes cargas de sementes. As condições experimentais foram baseadas nas análises das propriedades físicas das sementes e limitadas às dimensões do equipamento de laboratório. O leito cone-cilíndrico foi projetado e construído em acrílico, para permitir a visualização do processo. Os valores de queda de pressão máxima, vazão de jorro mínimo, vazão de jorro estável e queda de pressão no mínimo jorro foram obtidos a partir dos gráficos de queda de pressão-vazão para o leito de jorro. Estes valores foram comparados aos correspondentes valores obtidos por equações empíricas citadas na literatura. O mesmo procedimento foi realizado para o leito fluidizado obtendo-se os valores para velocidade de mínima fluidização e queda de pressão na mínima fluidização. Não houve danos à germinação das sementes que participaram dos processos.

Keywords : queda de pressão; vazão; germinação; fluidização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese