SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue4Nonpreference of whitefly for oviposition in tomato genotypesCalcium, potassium and magnesium treatment of Chrysanthemum morifolium cv. "Bi Time" and callogenesis in vitro author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Scientia Agricola

Print version ISSN 0103-9016

Abstract

CIVIDANES, Francisco Jorge  and  YAMAMOTO, Fábio Takeshi. Pragas e inimigos naturais na soja e no milho cultivados em sistemas diversificados. Sci. agric. (Piracicaba, Braz.) [online]. 2002, vol.59, n.4, pp. 683-687. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90162002000400010.

A consorciação de culturas e o plantio direto podem influenciar a dinâmica populacional de insetos, aumentando ou diminuindo a densidade populacional de pragas e de inimigos naturais. Deste modo, avaliaram-se os efeitos de sistemas de plantio direto e da consorciação soja [Glycine max (L.) Merrill] e milho (Zea mays L.) sobre as populações de insetos-pragas e inimigos naturais. Os tratamentos constituíram um fatorial 3x2 (monocultura de soja, monocultura de milho, consorciação soja-milho em plantio direto e plantio convencional). Os insetos foram amostrados pelo método do pano, rede entomológica e procura visual. No milho, a ocorrência de insetos-pragas da parte aérea e insetos predadores não foi influenciada pelo manejo do solo. Lagartas de Helicoverpa zea ocorreram em maior número (5,1) no milho em consorciação. Na soja, adultos de Anticarsia gemmatalis e do predador Cycloneda sanguinea foram mais abundantes em plantio direto, respectivamente, 0,4 e 2,4 insetos. Observou-se maior número do sirfídeo Toxomerus sp. em plantio convencional (1,3). Nas condições de consorciação, verificou-se baixo número de Diabrotica gracilenta (11,5) na soja, enquanto que Maecolaspis sp. (5,0) e Megascelis sp. (17,0) e os predadores C. sanguinea (2,3), Doru sp. (0,8), Geocoris sp. (1,5) e Toxomerus sp. (1,4) ocorreram em alta densidade.

Keywords : Glycine max; Zea mays; dinâmica populacional de insetos; plantio direto; consorciação de culturas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese