SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue4Resistance to stem canker, frogeye leaf spot and powdery mildew of soybean lines lacking lipoxigenases in the seedsEstimating peach palm fruit surface area using allometric relationships author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Scientia Agricola

Print version ISSN 0103-9016

Abstract

COSTA, Thomaz Corrêa e Castro da et al. Mapeamento da fitomassa da caatinga do seridó pelos índices de área de planta e de vegetação da diferença normalizada. Sci. agric. (Piracicaba, Braz.) [online]. 2002, vol.59, n.4, pp. 707-715. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90162002000400014.

A fitomassa, principalmente arbórea, é informação necessária em atividades econômicas e ambientais, como políticas de uso do recurso madeireiro, manejo florestal, estudos de ciclagem de nutrientes, absorção de CO2, entre outros. A finalidade deste estudo foi a verificação de um método empírico para o mapeamento da fitomassa da Caatinga do Seridó, integrando-se um inventário de fitomassa, o índice de área de planta (IAP) e o índice de vegetação da diferença normalizada (NDVI), por meio de imagens Landsat TM. Na primeira etapa foram desenvolvidos e testados modelos lineares, logarítmicos e não lineares. A abordagem de tamanho foi arbustiva e arbórea, incluindo-se a maior parte dos indivíduos que contribuem na resposta espectral mensurada por imagens de satélite. Em uma segunda etapa utilizamos o parâmetro orbital, NDVI, para o mapeamento do IAP, que por sua vez, foi utilizado para mapear a fitomassa. Os desvios entre mensurações de IAP e estimativas a partir do NDVI, variaram de 0 a 84%, enquanto que os desvios entre Peso Seco Total de Fitomassa por ha obtidos pelo mapeamento e por equações dendrométricas, variaram de 5 a 104%, com grandes tendências de 166 e 448% para áreas de caatinga aberta, provocada pela contribuição do estrato herbáceo no NDVI.

Keywords : CO2; LAI; biomassa aérea; desertificação.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English