SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue4Estimating peach palm fruit surface area using allometric relationshipsDiallel crossing among maize populations for resistance to fall armyworm author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Scientia Agricola

Print version ISSN 0103-9016

Abstract

MEIRELES, Elza Jacqueline Leite et al. Calibração e teste do modelo "cropgro-dry bean" para as condições edafoclimáticas do Brasil Central. Sci. agric. (Piracicaba, Braz.) [online]. 2002, vol.59, n.4, pp. 723-729. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90162002000400016.

Modelos de simulação são importantes ferramentas na análise de sistemas cultivados para estimar a performance da cultura em diferentes ambientes. O modelo CROPGRO- foi calibrado e testado, utilizando-se o cultivar Carioca para estimar a produtividade e o desenvolvimento do feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.) sob três espaçamentos (0,4, 0,5 e 0,6 m) e duas doses de adubação (300 e 500 kg ha-1 de 4-30-16 de N-P-K), em Santo Antônio de Goiás, GO. A calibração consistiu na modificação dos coeficientes genéticos característicos da fenologia e morfologia do feijoeiro, visando obter os melhores ajustes possíveis entre os dados simulados e os observados a campo das datas de antese e maturação fisiológica, índice de área foliar (IAF), massa de matéria seca total (MMST), componentes de produção e produtividade de grãos para o espaçamento de 0,6 m. Para o teste do modelo foram utilizados os dados experimentais correspondentes aos espaçamentos de 0,4 e 0,5 m. Em ambos, calibração e teste, a aferição da performance do modelo foi efetuada plotando-se os valores observados e simulados do IAF e MMST ao longo do tempo (dias após semeadura), e utilizando-se o r2 e o índice de concordância (d) como critério estatístico. Para produtividade de grãos e componentes de produção determinou-se a diferença percentual entre os valores observados e simulados. O modelo simulou satisfatoriamente a fenologia, a produtividade de grãos e os componentes de produção, para as diferentes doses de adubação e espaçamentos, tanto na fase de calibração como na de teste. Durante o teste, a produtividade de grãos foi superestimada, no máximo, em 15,4%, indicando o potencial do modelo calibrado em futura análise de riscos climáticos.

Keywords : DSSAT; feijoeiro; simulação.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English