SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue4Use of AFLPS to distinguish landraces of pejibaye (Bactris gasipaes) in brazilian AmazoniaA model to explain high values of pH in an alkali sodic soil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Scientia Agricola

Print version ISSN 0103-9016

Abstract

SILVA, Heyder Diniz  and  VENCOVSKY, Roland. Poder de detecção de "Quantitative Trait Loci", da análise de marcas simples e da regressão linear múltipla. Sci. agric. (Piracicaba, Braz.) [online]. 2002, vol.59, n.4, pp. 755-762. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90162002000400020.

O mapeamento de locos envolvidos no controle gênico de caracteres quantitativos, QTL's, difere dos demais tipos de experimentos conduzidos em genética, por tratar-se, basicamente, de um procedimento de testes múltiplos. Um problema decorrente deste tipo de análise refere-se ao nível de significância conjunto e, consequentemente ao poder da mesma. Em vistas disto avaliou-se, via simulação computacional de dados, o poder de detecção de QTL's da análise de marcas simples, utilizando os critérios da razão de falsas descobertas (FDR) e de Bonferroni para determinação nível de significância conjunto a* e da regressão linear múltipla, empregando o procedimento "stepwise" para seleção das marcas. O procedimento baseado em regressão múltipla foi mais poderoso em identificar as marcas associadas a QTL's, do que os procedimentos baseados em testes individuais, utilizando tanto o critério FDR, quanto o de Bonferroni para o controle do nível de significância conjunto. Mesmo nos casos em que esse procedimento apresentou poder ligeiramente inferior aos demais, mostrou a grande vantagem de selecionar apenas as marcas mais fortemente ligadas a QTL's, devendo, portanto, ser preferido para seleção das marcas a serem utilizadas como covariáveis no processo de mapeamento por intervalo múltiplo. Dentre os critérios FDR e de Bonferroni, que são aplicáveis aos métodos de mapeamento por intervalo, o primeiro mostrou-se mais poderoso, devendo portanto ser preferido.

Keywords : QTL; correção de Bonferroni; testes múltiplos; razão de falsos positivos (FDR).

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese