SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue4Phosphorus absorption by of corn hybrids grown in savana soilsSoil bulk density, porosity and resistance to root penetration in an Oxisol managed by different soil tillage systems author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Scientia Agricola

Print version ISSN 0103-9016

Abstract

MESQUITA, Maria da Glória Bastos de Freitas; MORAES, Sérgio Oliveira  and  CORRENTE, José Eduardo. Distribuições de probabilidade mais adequadas para representar a condutividade hidráulica saturada do solo. Sci. agric. (Piracicaba, Braz.) [online]. 2002, vol.59, n.4, pp. 789-793. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90162002000400025.

A condutividade hidráulica saturada do solo (Ksat) é uma das variáveis de maior relevância para estudos de movimento de água e solutos no solo. Sua determinação em laboratório e campo produz resultados com elevada dispersão, o que pode indicar que esta variável não possui distribuição simétrica. Com o objetivo de buscar uma função densidade de probabilidade que mais adequadamente descreva a distribuição desta variável verificou-se o ajuste das distribuições normal, lognormal, gama e beta. O experimento consistiu em determinar-se a condutividade hidráulica saturada, pelo método do permeâmetro de carga constante, em amostras indeformadas de três solos com diferentes texturas da região centro-oeste do estado de São Paulo, e submeter os resultados a testes estatísticos para identificação da distribuição assimétrica mais adequada para representá-los. A Ksat apresentou alta variabilidade, não normalidade na distribuição e um ajuste às distribuições lognormal, gama e beta. A função densidade de probabilidade lognormal foi a mais indicada para descrever os dados da variável, devido à maior concordância verificada.

Keywords : movimento de água; variabilidade; funções de probabilidade.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English