SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue4Long-life tomato cultivars growing under the hydroponic Nutrient Film TechniqueA rapid method for measuring soil water content in the field with a areometer author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Scientia Agricola

Print version ISSN 0103-9016

Abstract

GIAVENO, Carlos Daniel  and  MIRANDA FILHO, José Branco de. Métodos de seleção de plântulas de milho em casa-de-vegetação em relação à tolerância ao alumínio. Sci. agric. (Piracicaba, Braz.) [online]. 2002, vol.59, n.4, pp. 807-810. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90162002000400028.

O melhoramento genético tem se mostrado como estratégia eficiente para melhorar a tolerância ao alumínio em milho. O objetivo deste trabalho foi comparar dois metodos de seleção em casa de vegetação e estimar a associação entre os resultados obtidos em cada um desses ensaios com a produção de grãos no campo. Solução nutritiva (NS) e vasos com solo ácido (AS) foram utilizadas nas metodologias de seleção para realizar um ciclo de seleção divergente para tolerância ao alumínio na população de milho tropical SIKALQ. As quatro subpopulações obtidas foram comparadas com a original e as testemunhas em experimentos de casa de vegetação e de campo. A avaliação sob as condições de NS e AS mostraram que as populações com melhor comportamento foram aquelas selecionadas para tolerância ao alumínio nas mesmas condições da avaliação. As variáveis medidas na casa de vegetação apresentaram boa correlação e as mais fortemente relacionadas foram peso fresco da raiz (FRW) e peso seco da raiz (DRW) (0.79). Todas as variáveis apresentaram baixa correlação com a produção de grãos em solos sem acidez (<0.30). A correlação foi mais importante (» 0.50) na medida que a saturação com alumínio do solo foi aumentando. Os melhores valores de correlação foram observados para avaliação visual (VS) (0.68), FRW (0.47) e crescimento líquido da raiz (NRG) (0.52).

Keywords : Zea mays; solos ácidos; estresse; seleção divergente.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English