SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue4Selection methods for maize seedlings in greenhouse as related to aluminum toleranceDegradation of caffeine by microorganisms and potential use of decaffeinated coffee husk and pulp in animal feeding author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Scientia Agricola

Print version ISSN 0103-9016

Abstract

CALBO, Adonai Gimenez. Medida rápida da umidade do solo em campo com um areômetro. Sci. agric. (Piracicaba, Braz.) [online]. 2002, vol.59, n.4, pp. 811-814. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90162002000400029.

Métodos rápidos de medir a umidade gravimétrica do solo, massa de água dividida pela massa seca do solo (U), podem ser importantes para determinar o momento da irrigação. Neste trabalho descreve-se um areômetro de solo para a medição rápida da umidade do solo, com um procedimento que elimina a necessidade da secagem. O areômetro descrito é uma balança alongada com um prato de pesagem, um pescoço graduado, um flutuador e um frasco picnométrico. A umidade foi calculada com a expressão U = (MA - MAD)/(MM - MA). Nesta expressão MM é massa para nivelar o areômetro com o frasco picnométrico cheio de água, MA a massa para nivelar o areômetro com o frasco picnométrico cheio de água após a adição da massa MM de solo, e MAD foi a massa necessária para nivelar o areômetro com água e uma quantidade MM do solo seco. Neste procedimento MM e MAD são conhecidos, assim, a decisão sobre o momento da irrigação é feita após uma medição de umidade em cerca de dez minutos. O método areométrico gerou resultados de umidade do solo similares ao método gravimétrico, no qual a massa de água e a massa de solo seco são obtidas com o emprego de secagem em estufa a 105º C até peso constante.

Keywords : balança hidrostática; momento da irrigação; picnômetro; teor de água.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English